A Fé Católica

· 4 min read
A Fé Católica

Oscar Beozzo, no texto escrito para a coleção História Geral da Civilização Brasileira, afirmou a existência dessa relação triangular, defendendo que, dependendo do momento histórico, foram feitas inversões na posição central de cada instituição nesse “triângulo”. Para Beozzo, entre 1890 e 1945, podem ser identificados três modelos de relação entre a Santa Sé, a Igreja local e o Estado Brasileiro. Essa articulação de recursos no plano das relações internacionais buscou a consolidação da neutralidade política da Santa Sé. O objetivo era garantir ao Papa, a autoridade máxima da Igreja Católica, a legitimidade para mediar conflitos entre os Estados e dentro dos Estados. Para isso, era preciso garantir uma eficaz “união de vistas” e de conduta das Igrejas Católicas locais com a Sé Romana, de maneira a fortalecer o caráter centralizado da instituição, como condição essencial para a consecução do seu objetivo final.


Com a Rerum Novarum, se incorporou a questão social às responsabilidades da Igreja Católica, adotando como estratégia a denúncia da situação de miséria do operariado e a grande concentração de renda nas mãos de poucos. Uma proposta que fora desqualificada como uma sociedade sem classes e sem Deus, baseada na propriedade coletiva da terra, como a antítese da sociedade cristã. Como estratégia dessas ações políticas, foi sugerido ao episcopado, em nome dos seus diocesanos, que deveriam “[...] se entender com os legisladores e a Presidência da República [...]”. Decerto, a desconfiança da Santa Sé com relação à instabilidade política brasileira era uma certeza por parte da hierarquia eclesiástica local e da Secretaria de Estado, pois que a única força suficientemente sólida para “pacificar” a República brasileira era a Igreja Católica. Destarte, as ações exteriores promovidas pela esfera política e a postura da Santa Sé negociando com os governos laicos, indicava que havia uma desconfiança da Igreja com relação aos positivistas. Afinal, a Secretaria de Estado acompanhava todos os passos e a construção ideal da “nação católica”, sob vários aspectos52.

Catolicismo No Brasil E No Mundo


Paralelamente, o surgimento do movimento comunista também estabeleceu outra frente de refutação ao catolicismo quando criticou qualquer tipo de prática religiosa. Esse traço centralizado da administração eclesiástica católica acabou promovendo algumas rupturas que, de fato, indicam a origem da chamada Igreja Católica Apostólica Romana. Uma das primeiras e fundamentais quebras de hegemonia no interior da Igreja ocorreu no século XI, quando as disputas de poder entre o papa romano e o patriarca de Constantinopla deram origem à divisão entre o catolicismo romano e o catolicismo ortodoxo.


  • A narrativa que Voegelin concebe para as reflexões medievais sobre a política parte de uma reconstrução da estrutura vigente na época e continua com um exame das invasões germânicas, da queda de Roma e da emergência do cristianismo monástico e imperial.
  • Relatos apontam que na França foram travados esforços pela paz, em meio a mobilização de padres, religiosos e seminaristas, impondo o apoio moral, e facilitando assim, as negociações para o restabelecimento das relações diplomáticas com a Santa Sé.
  • O sermão é um rito comum nos momentos de celebração da fé, especialmente durante as missas.
  • Assim, durante o século IV, o catolicismo foi adotado como a religião oficial do Império Romano, o que facilitou a sua propagação ao longo dos continentes europeu, africano e parte do oriente.
  • Com a fé católica, nosso povo herdou a capacidade de respeitar o diferente.


O catolicismo é um nome usado para indicar os aderentes à Igreja Católica Romana  ou para identificar pessoas que acreditam ser descendentes dos apóstolos. Os protestantes mantém intacta a crença que Jesus é o Filho de Deus e Salvador do mundo.  https://bit.ly/3PGrhV0 , aboliram o culto aos santos, a presença real de Cristo na Eucaristia e passaram a usar a língua vernácula e não o latim em seus ritos. Em 1517, com a publicação das 95 teses de Martinho Lutero, o catolicismo deixou de ser a única vertente do cristianismo conhecida na Europa. Todos os domingos e dias considerados santos, os católicos devem ir assistir a  missa, onde é celebrada a Eucaristia e se escutam trechos da Bíblia que são comentados por um sacerdote. No Brasil, o catolicismo é a religião que tem o maior número de fiéis e foi trazido na época da sua colonização.

O Protestantismo É Uma Religião Vertente Do Cristianismo, Oriunda De Uma Reforma Em Protesto Ao Catolicismo



Joana d’Arc Acesse e veja algumas informações acerca da vida de Joana d’Arc, camponesa que lutou em defesa dos franceses na Guerra dos Cem Anos. Magna Carta de 1215 Entenda a importância da Magna Carta de 1215 e compreenda o contexto histórico em que ela foi produzida. O vinho na Idade Média Clique aqui e saiba como se desenvolveu o grande comércio e o grande consumo de vinho na Idade Média. Primeira Cruzada Entenda como foi a Primeira Cruzada, convocada pelo papa Urbano II e que resultou na conquista de Jerusalém em 1099. Regra de São Bento Saiba como foi elaborada a Regra de São Bento e que importância ela teve no processo civilizatório da Idade Média após a queda do Império Romano.


  • Inclusive, cientistas que desafiaram os dogmas católicos foram perseguidos, presos e até condenados à morte.
  • E Cristo, ou Christos, é equivalente ao grego para a palavra hebraica Messias, que significa “ungido”.
  • Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - que formam um só Deus.
  • O rito latino, o único que impõe o celibato aos sacerdotes, tem variações.